Específico Vôlei

Regulamento específico do Voleibol

Artigo 1º      Este regulamento está submisso a todas as especificações do Regulamento Específico da modalidade de Voleibol.

Artigo 2º      Este regulamento tem como base as orientações das Regras Internacionais da Modalidade. No entanto, com algumas adaptações que se fazem necessárias em virtude de aspectos diferenciados e específicos.

Do Sistema de Classificação

Artigo 3º      Para efeito de classificação na 1ª fase será contado os pontos da seguinte forma:

  1. Vitória no jogo por 2×0 ou WxO = 3 pontos.
  2. Vitória no jogo por 2×1 = 2 pontos.
  3. Derrota por 1×2 = 1 ponto.
  4. Derrota por 0x2 = 0 ponto.
  5. wxO = 0 pontos

Artigo 4º      Os dois melhores classificados de cada grupo passarão para a fase seguinte, dependendo da quantidade de grupo.

Em caso de empate na fase classificatória os critérios para classificação são:

  1. Maior número de vitórias;
  2. Maior saldo de sets;
  3. Maior número de pontos marcados;
  4. Equipe mais disciplinada (menor número de cartões amarelos e vermelhos).

Artigo 5º  Os cartões amarelos são cumulativos apenas na fase classificatória renovando-se para a fase eliminatória e para a fase final. Os vermelhos não são renovados.

Art. 6º                    Reclamações serão punidas com cartão amarelo, pois apenas o capitão tem o direito de pedir explicações a respeito de alguma marcação.

Das Substituições

Art. 7º                    As substituições serão feitas por um local específico e seguirão os padrões das normas internacionais da modalidade.

Duração das partidas

Art. 8º                    Na primeira fase cada set terá uma duração de 21 pontos sem que haja diferença de dois pontos.

Art. 9º                    Nas fases subsequentes, a depender da quantidade de jogos, poderá ser alterada essa pontuação mínima para um set vencedor.